espiritualidade e vida cristã · missio dei

Faxina

“Não se abram as portas até que o sol aqueça”

Neemias 7.3

Todo ano, antes da chegada do Natal, desço ao porão de minha casa para uma faxina. Observo a disposição das coisas e o que preciso limpar e organizar. No sofá, no centro da sala, o que uso com mais frequência – meu violão, a pasta de músicas e o teclado, os vídeos e revistas, as mensagens e estudos bíblicos, os livros que recebem atenção especial. Objetos fora do lugar, mas que, em pouco tempo, voltam à ordem e dão uma aparência melhor ao ambiente.

Insisto na observação e percebo os objetos esquecidos, que igualmente fazem parte do porão – a caixa pintada de laranja, onde encontro meu caderno do pré-escolar ou o boletim da sexta série, uma roupa separada há meses para doação, documentos antigos, ursos de pelúcia que falam de outros tempos. Não basta simplesmente organizar esses objetos. Devo tirar todos do lugar, limpá-los, decidir se permanecem por mais um ano ou se serão descartados. Poderia deixar tudo como está, aparentemente organizado. Contudo, por baixo há muita poeira e, se decidir mexer, terei de ir até o fim.

Nesses dias, minha mãe já sabe que a bagunça se instalará em seu porão. Fecho as portas, coloco a pior roupa, ligo uma música alta e mergulho na confusão. Às vezes, estou empolgada e termino em pouco tempo. Em outras, faço tudo lentamente, com grandes intervalos de descanso. A poeira me causa alergia, o esforço deixa meu corpo com dores, as mãos ressecam, fico realmente cansada. Não imaginava tanta sujeira! Mas nada se compara à satisfação que experimento no final. Tudo está em seu devido lugar e, no ar, o cheiro de limpeza.

Guardados nas prateleiras de minhas lembranças, encontro pensamentos, emoções e recordações que, de tempos em tempos, precisam de uma faxina. No sofá, os relacionamentos novos, os conceitos que adquiri no último ano, as sensações e convicções que recebem atenção especial. Para eles, bastam alguns ajustes. Mas não são os únicos a compor o cenário de quem eu sou. Há também velhas mágoas, feridas que não cicatrizaram, crenças erradas em que, por um motivo ou outro, decidi acreditar. Nelas, um tempo maior é gasto. O que fazer com o jornal velho, guardado ali há anos? O mesmo deve ser feito com a falta de perdão. E o livro empoeirado, no fundo escuro de uma caixa, com uma história que ninguém leu, deve ficar ali, ou sair e receber luz? Também os segredos guardados a sete chaves, na caixa de recordações, os pecados disfarçados pela escuridão, posso deixa-los lá ou trazê-los à luz de Cristo.

O processo de faxina gera bagunça. No meio da desordem, parece não haver fim. Porém, quando começo, não posso parar na metade. Tudo deve ser removido, limpo e organizado. Muitas vezes, a sujeira poderá assustar. O passado virá como uma ferida aberta, causando repulsa, dando vontade de esconder tudo, ou sair correndo. Cobrir a sujeira elimina a vergonha, mas não irá limpá-la. Se persistir, no fim do dia, o cansaço virá e uma ou outra dor aqui e ali. Com ele, a satisfação de ver as coisas melhores do que imaginei, a alma leve, um cheiro agradável no ar. Ao deitar-me, a certeza de que, na manhã seguinte, as portas serão abertas e o sol trará segurança e calor.

 

“Acima de tudo, meu filho, tome muito cuidado com suas emoções, porque elas afetam toda a sua vida”

Pv 4.23

 “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”

1 João 1.7

Anúncios

Um comentário em “Faxina

  1. As vezes so dando uma limpeza geral eh que conseguimos tomar o proximo passo… tem muita coisa que comecamos e nao terminamos, e que as vezes nos impedem de poder avancar. Que Deus possa continuar limpando e curando nossas vidas (agradeco a Deus pelos jocumeiros!) 🙂
    Deus te abencoe Eli.

    Abracos,
    -Brayan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s