dicas · espiritualidade e vida cristã · fragmentos

Quem sou eu?

“Quem sou eu? Dizem-me muitas vezes

que saio da minha cela

calmo e sereno e firme,

como um nobre de seu palácio.

 

Quem sou eu? Dizem-me muitas vezes

que converso com meus guardas

livre e amável e claro,

como se eu os comandasse.

 

Quem sou eu? Dizem-me também

que suporto os dias de infortúnio

impassível, sorridente e orgulhoso,

como alguém que está acostumado a vencer.

 

Será que eu sou o que os outros dizem de mim?

Ou sou aquilo que sinto dentro de mim?

Inquieto, saudoso, doente como um pássaro na gaiola,

respirando com dificuldade, como se alguém me estrangulasse,

faminto pelas cores, pelas flores, pelas vozes dos pássaros,

sedento por palavras amigas, pela presença de pessoas

tremendo de raiva pelas arbitrariedades e pela menor ofensa,

ansioso, à espera de que grandes coisas aconteçam,

temendo, impotente, por amigos distantes

cansado e vazio para orar, pensar, trabalhar,

extenuado e pronto para largar tudo?

 

Quem sou? Este ou aquele?

Será que sou um hoje e amanhã outro?

Sou ambos ao mesmo tempo?

Diante das pessoas um hipócrita

e diante de mim mesmo um fraco desprezível?

 

Quem sou? Questionamento solitário que escarnece de mim

Quem quer que eu seja, tu me conheces: Deus, eu sou teu!”

 

Dietrich Bonhoeffer, pastor luterano alemão e anti-nazista, na prisão de Tegel

Deixe um comentário

