espiritualidade e vida cristã · viagem

Lidere, e liberte

wallpaper-2256056

Se você está numa posição de autoridade, entenda que não precisa lembrar seus liderados constantemente quem você é. Ajude-os a enxergar quem eles são. Eles saberão quem você é.

Quer ensiná-los alguma coisa? A relação discípulo e mestre acontece quando uma pessoa olha pra outra e percebe que tem algo a aprender e compartilhar com ela. Deixe-os te escolherem.

Não force ninguém a te chamar mestre. Aprenda sobre comportamento humano. Aprenda sobre ação e reação. Seja, e vão imitá-lo. Force, e farão exatamente o contrário.

Não lhes diga o tempo todo o que fazer. Provavelmente, as pessoas não lembrarão muito do que você disse, mas irão lembrar o que você fez.

Acima de tudo, crie um ambiente onde eles possam ter seus próprios pensamentos, sonhos e anseios. Dê-lhes a liberdade de ser. Na liberdade, a vida flui.

Regime militar gera muitos exilados, mas não muitos admiradores. Gera ativistas, não discípulos.

Não obrigue ninguém a caminhar com você. Isso acontece naturalmente quando se admira alguém. Ensine as pessoas a andarem com as próprias pernas e elas voltarão para você toda vez que se sentirem balançando.

Liderança é inspirar, jamais enquadrar. É fazer com que façam o que você faria e, no fim, digam: “Fomos nós que fizemos”.

Hitchin, Inglaterra – 15.03.13

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s