espiritualidade e vida cristã · ultimato · viagem

Mensageiro e peregrino

Texto publicado na edição 344 da revista Ultimato, dos meses de setembro/outubro de 2013, na seção Altos Papos. A intenção da crônica, baseada no livro “O Peregrino”, de John Bunyan, é lembrar que, como peregrinos nesta terra, embora caminhando para o céu, ainda temos uma tarefa a cumprir aqui!

Boa leitura! Leia, depois comente. Se gostou, divulgue!

1271537_719444044738246_895659618_o

Cristão é um jovem com um livro na mão e uma mensagem para todos. Vive numa Terra Estranha, onde governam Corruptos e Enganadores, chamada Reino das Coisas Passageiras. Desde que esteve à sombra da Cruz, onde seu fardo foi tirado e ele recebeu vida nova, não segue mais as regras desta terra. Ele segue as regras do Mestre enquanto viaja para a Cidade Celestial. Nesta jornada de peregrino, é um representante de outro reino — o Reino dos Céus, que nunca terá fim!

Esta é a Era de Todas as Causas. Muito cedo, Cristão foi incentivado a ter a sua. Família e amigos desejavam que escolhesse causas conhecidas, como a Grande Natureza, a Política das Nações, o Grito dos Pobres do Mundo, a Saúde em Primeiro Lugar, a Religião dos Que Mais Creem. Ou, ainda, por não entenderem a causa do Reino, incentivaram-no a viver sem causa, alheio a todos os Grupos de Vozes ao redor. Poderia morar no Jardim Enfeitiçado e passar os dias em frente à Caixa de Distrações, mudando de canal até adormecer. Contudo, na Cruz, Cristão entendeu que lutar pelo Reino dos Céus é lutar por todas as causas (Mt 6.10; Sl 24.1), pois o grande Mestre tem redenção para toda a Criação (Rm 8.19-23).

A tarefa de Cristão em Terra Estranha é anunciar este Reino Eterno (Mt 28.18-20). Não é uma tarefa simples, pois anunciar o Reino é muito mais do que sair nas praças e gritar uma mensagem para todos. Tampouco se refere a conquistar, manipular, ou forçar decisões. Cristão precisa viver a Mensagem. Só assim ela será eficaz e servirá de exemplo para outros, pois o Reino começa dentro de cada um (Lc 17.20-21). Faz isso conhecendo o Livro, o qual nunca abandona. É o Livro da Verdade, onde encontra todas as informações necessárias sobre o Reino dos Céus e os discursos e ensinos do Rei. O Livro o impede que se desvie do caminho ou que esqueça sua tarefa. Cristão deve consultá-lo todos os dias, atentamente, aberto aos seus ensinos (Sl 119.105; Js 1.8).

No Livro, Cristão conheceu um Mensageiro Mais Experiente e aprendeu com ele que, ao deparar-se com algo injusto, corrupto, enganoso e errado em Terra Estranha, deve agir em oposição, fazendo o que é justo, íntegro, verdadeiro e correto. É assim que age o Rei (Rm 12.17; Jr 9.24). “O maior dom é sempre o amor” — escreveu o Mensageiro. “Nunca subestime a influência de pequenos atos de amor” — disse ainda (1Co 13). “Quer ver as coisas mudando ao seu redor e o Reino das Coisas Passageiras dando lugar ao Eterno? Ame. Não finja amar. Ame realmente e odeie o que está errado” (Rm 12.9-11).

Seguindo viagem, Cristão abre o Livro e anuncia: “Ouçam todos, cidadãos do Reino das Coisas Passageiras! Vocês devem ir à sombra da Cruz, deixar ali seus fardos, receber nova vida e embarcar na jornada rumo à Cidade Celestial. Depois, precisam seguir todos os princípios do Mestre enquanto estão em Terra Estranha. Se assim fizerem, pouco a pouco, o Reino das Coisas Passageiras, com todos os seus enganos, tristezas e injustiças, será substituído pelo Reino dos Céus, um governo repleto de justiça, paz e alegria (Rm 14.17). Ouçam a Mensagem do Rei! Vivam a Mensagem do Rei! Acolham aos seus princípios”. Cristão não se cansará e não se calará até que a Justiça e a Verdade sejam cumpridas em toda a Terra; até que seu Rei volte para reinar eternamente (Is 42.4).

Leia no site da Utimato.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s